QUEM SOMOS

Flutuante Restaurante

Em junho de 1963, os amigos João Luiz Guimarães e Dr. Pedro Martins de Araújo Costa construíram e inauguraram nas margens do rio Parnaíba, mais precisamente na Praia de Barão de Grajaú – MA, uma estrutura de lazer flutuante que mais tarde se tornaria o Flutuante Restaurante.

Nesse mesmo ano ao final do verão, em dezembro de 1963, o flutuante foi transferido para o cais do porto em Floriano – PI, onde passou a funcionar como restaurante.

Foram alguns dos gerentes do Flutuante Restaurante durante o período de 1963 a 1970: João Roxo, China, Gondim, entre outros.

Em 1970, o Sr. José Garcia Maia comprou e o explorou por algum tempo, quando o arrendou e posteriormente vendeu para seu sogro, Adelmar de Souza Lima “Seu Adelmarzinho”.

Durante muitos anos, “Seu Adelmarzinho” e sua esposa Maria Stela Porto Lima “Dona Stela” ficaram à frente do Flutuante Restaurante e posteriormente alugaram para seu genro, José Santos Silva “Zé do Flutuante”.

Em 2018, o Flutuante Restaurante foi vendido para membros da família Cunha, Joelson Rodrigues Cunha, empresário e farmacêutico e Joilson Rodrigues Cunha Filho, empresário e arquiteto.

Em 29/10/2019 o Flutuante Restaurante, um dos cartões postais de Floriano, voltou com nova e moderna arquitetura e cozinha, para ser apreciado pelos florianenses e turistas que visitam à Princesa do Sul.

 

Por: Teodoro Sobral – 03/09/2019
Diretor do Centro Cultural Laboratório Sobral – Sempre resgatando a memória de Floriano.